martes, 3 de noviembre de 2009

Proposta de seriação por blocos.

Proposta de seriação por blocos. 
 
Apresentamos aqui a proposta de seriação da disciplina de Sociologia para o ensino médio na organização em blocos semestrais. Ressalta-se que há  uma pequena diferença em relação a proposta de seriação na organização anual, tendo em vista o número menor de aulas no bloco para a disciplina. Buscou-se, portanto, adequar a proposta ao número de aulas disponíveis na matriz única, de forma  que houvesse um equilíbrio entre as duas propostas, no que se refere  aos conteúdos propostos para cada série e bimestre  e no tempo sugerido para cada discussão. Vale lembrar que trata-se sempre de uma sugestão de organização e como tal, não se propõe a eliminar a autonomia dos professores em seu trabalho. 
Na proposta de organização dos conteúdos por blocos sugerimos a reserva de 12 aulas  específicas para a avaliação. Isto significa uma média de 6 aulas para atividades avaliativas por bimestre. 
Conteúdos estruturantes:
O surgimento da Sociologia e as Teorias sociológicas.
Processo de socialização e as instituições sociais
Cultura e Indústria cultural
Trabalho, produção e classes sociais.
Poder, política e ideologia.
Direitos, cidadania e movimentos sociais. 
 
 
O conteúdo: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas estará presente em todas as séries. Sugere-se que o professor articule os momentos históricos mais relevantes para discussão dos conteúdos do bloco, bem como, quais os conceitos mais importantes dos teóricos clássicos podem ser utilizados nas discussões propostas para do bloco. Aqui também é o momento do professor apresentar, ainda que rapidamente, com quais outros teóricos e conceitos, para além dos clássicos, pretende trabalhar os conteúdos apresentados. 
 

No hay comentarios:

Publicar un comentario