martes, 3 de noviembre de 2009

1, 2, 3a. série

1a. série
Conteúdos: O surgimento da Sociologia e as Teorias sociológicas.
Processo de socialização e as instituições sociais.
                  Trabalho, produção e classes sociais. 
O conteúdo: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas estará presente em todas as séries. Sugere-se que o professor articule os momentos históricos mais relevantes para discussão dos conteúdos anuais, bem como, quais os conceitos mais importantes dos teóricos clássicos podem ser utilizados nas discussões propostas para o ano. Aqui também é o momento do professor apresentar, ainda que rapidamente, com quais outros teóricos e conceitos, para além dos clássicos, pretende trabalhar os conteúdos apresentados.
Conteúdos: O surgimento da Sociologia e as Teorias sociológicas.
Processo de socialização e as instituições sociais. 
1o. bimestre(30 aulas) 
6aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2aulas para o Surgimento da Sociologia
4aulas para as Teorias sociológicas (clássicas)
4aulas Pensamento social brasileiro
2aulas Processo de socialização, definição de instituições sociais.
3aulas Instituições familiares.
3aulas Instituições escolares.
3aulas Instituições religiosas.
3aulas instituições de reinserção. 
 
conteúdos estruturantes – O surgimento da sociologia e as Teorias sociológicas
Conteúdo estruturante – O surgimento da Sociologia e Teorias sociológicas . O processo de Socialização e as Instituições Sociais.  
Conteúdos básicos – Formação e consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social. Teorias sociológicas – August Comte, Emile Durkheim, Marx Weber,  Karl Marx, pensamento social brasileiro.
Processo de socialização. Instituições familiares. Instituições escolares. Instituições religiosas, Instituições de reinserção. 
Conteúdo específico: discussão do processo de modernidade – renascimento, reforma protestante, iluminismo, revoluções burguesas. Teoria de Comte – explicação dos problemas sociais – teoria dos 3 estágios; características do pensamento científico, a ciência da sociedade – características e problemáticas; o papel das instituições.
Teoria de Durkheim -  relação indivíduo x sociedade; definição do objeto e método, conceitos mais importantes que possam ser mobilizados nas discussões dos outros conteúdos  da série. Teoria de Max Weber – relação indivíduo x sociedade, definição de método e objeto, relação entre o conhecimento sociológico e o conhecimento histórico, conceitos  mais importantes, que possam ser mobilizados nas discussões dos outros conteúdos  da série. Teoria de Karl Marx – compreensão do papel da história para Marx, explicação do processo de desenvolvimento do capitalismo, proposta para solução dos problemas sociais,que possam ser mobilizados nas discussões dos outros conteúdos  da série. Pensamento social brasileiro – entre os diversos autores apontados abaixo, cabe a escolha de alguns autores (considerados importantes para o professor) e o trabalho com os conceitos e teorias explicativas desenvolvidas por estes autores, buscando apontar com quem estes autores dialogam, qual a relevância desta obra no cenário nacional, como eles pensam a sociedade, que propostas apresentam para solução das problemáticas apontadas (qdo isto estiver presente na obra). Alguns autores sugeridos : Gilberto Freyre, Oliveira Viana, Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes, Antônio Candido, Octavio Ianni, Francisco Weffort, José de Souza Martins, Fernando Henrique Cardoso, dentre outros.
Conteúdos específicos: A socialização – socialização primária, secundária, contato, relação, interação, grupos sociais. Conceito de instituições sociais. Instituições familiares – perspectivas teóricas sobre a família, diversidade familiar, novos arranjos familiares, papéis de gênero e família, violência e abuso na vida familiar. Instituições escolares: perspectiva teórica sobre a escola em Durkheim, Marx, Weber, Bourdieu, Gramsci, dentre outros; teorias sobre a educação escolar e a desigualdade social, educação e industrialização ( relação), educação e novas tecnologias, privatização da educação. Instituições religiosas: definição de religião; diversidade religiosa; perspectivas teóricas sobre a religião em Durkheim, Max Weber, Marx, dentre outros; gênero e religião; novos movimentos religiosos; fundamentalismo religioso; milenarismo.
Instituições de reinserção: prisões, manicômios, educandários, asilos, dentre outros.  
Encaminhamento –  aqui o importante é buscar articular momentos históricos com o desenvolvimento do pensamento social. Quais são as mudanças significativas na forma de pensar, entender e explicar o mundo a partir destes momentos e como isto reflete na organização das relações sociais e mesmo na produção teórica do pensamento social. Aqui o interessante é articular as questões apresentadas no contexto histórico  e como estes autores propõe solucioná-las por meio de suas teorias. Apontar como a forma de organização do pensamento científico, que hoje tomamos como natural, está sendo reforçada pela orientação positivista dada pela teoria comtiana e, quais elementos de diálogo entre a teoria de Comte e Durkheim. Em Durkheim, ao trabalhar com seus conceitos, é preciso tornar claro com quem o autor está dialogando, quais questões ele busca responder, qual sua forma de entender a sociedade e portanto, quais caminhos ele aponta para sua transformação. Articular as questões apresentadas no contexto histórico e como estes autores propõe  discuti-las e/ou solucioná-las por meio de suas teorias. Em Max Weber, ao trabalhar os conceitos, é preciso tornar claro com quem o autor está dialogando, quais questões ele busca responder, qual sua forma de entender a sociedade e portanto, quais caminhos ele aponta para sua transformação. O mesmo vale para Marx. Cabe ao professor ressaltar que, Marx, ao contrário dos outros dois autores, não está preocupado em construir e legitimar uma nova ciência, mas em explicar  o capitalismo, apontando sua superação.
Com relação ao pensamento social brasileiro, os encaminhamentos já foram apresentados acima.
Processo de socialização e as instituições sociais.  Sugere-se que o professor apresente a idéia de que os indivíduos são construídos socialmente, passando, portanto, pelo processo de socialização que pode ser pensado como socialização primária e secundária, ou ainda apresente as formas como se organizam as relações sociais – como o contato, as relações sociais, as interações sociais, e os grupos sociais. Instituições familiares/ instituições escolares Instituições religiosas/ instituições de reinserção  – aqui o interessante é que o professor trabalhe de maneira a não apresentar as instituições de forma a-históricas, metafísicas ou naturalizadas. É preciso que se desenvolva o olhar crítico, apresentando os processos históricos que articulam as mudanças internas a estas instituições. Desta forma, não importa quais dos conteúdos específicos estejam sendo mobilizados, mas que eles possam ser trabalhados de maneira a propiciar a compreensão da “função social” destas instituições. Sugere-se ao professor, sempre que possível, buscar, também, ao trabalhar estes conteúdos, referenciais teóricos nacionais (isto é, como se discutem no cenário nacional, os conteúdos apresentados).  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
2o. bimestre (30 aulas) 
 
Conteúdo estruturante: Trabalho, Produção e Classes Sociais. 
6aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2aulas:  O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades.
aulas: Desigualdades sociais: estamentos, castas e classes sociais.
aulas: Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições.
6Aulas:Globalização e Neoliberalismo.
6Aulas: Trabalho no Brasil.
Aulas : Relações de trabalho. 
Conteúdos básicos:  O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades.
Desigualdades sociais: estamentos, castas e classes sociais. Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições.
Globalização e Neoliberalismo; Trabalho no Brasil; Relações de trabalho. 
Conteúdos específicos: Modos de produção, desemprego, desemprego conjuntural e desemprego estrutural, subemprego e informalidade, fordismo e toyotismo, reforma agrária, reforma sindical. estatização e privatização, flexibilização, terceirização, agronegócios, voluntariado e cooperativismo, economia solidária, parcerias público-privadas, capital humano,  empregabilidade e produtividade, relações de mercado. 
Encaminhamentos: Sugere-se que ao trabalhar com estes conteúdos o professor apresente aos educandos outras formas de pensar e organizar o trabalho além da capitalista, ao fazer isto poderá articular esta discussão com a das várias formas de desigualdades sociais que estão presentes em outras sociedades, desta forma, desmistificando a idéia de que as sociedades capitalistas são as únicas onde existem desigualdades. Na sequência o professor poderá trabalhar, especificamente com a organização do trabalho nas sociedades capitalistas, apontando assim, para as desigualdades específicas desta forma de organização do trabalho.
A sugestão aqui é que o professor articule as discussões feitas acerca do modelo capitalista de produção e a organização do trabalho com o cenário atual, ou seja, a globalização e o neoliberalismo, mostrando como as relações de trabalho tem se alterado. Propõem-se que, ao fazer isto o professor volte os olhos para o Brasil, mostrando como isto se reflete no país, aqui o importante é não esquecer dos vários cenários nacionais (entre eles campo/cidade), e como eles moldam a forma como se organiza o trabalho, ainda que, estejamos todos, pautados pelo capitalismo. 
2a. série 
1o. bimestre(30 aulas)
Conteúdos:
Poder, politica e ideologia,
Direito, Cidadania e Movimentos Sociais.
O conteúdo: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas estará presente em todas as séries. Sugere-se que o professor articule os momentos históricos mais relevantes para discussão dos conteúdos anuais, bem como, quais os conceitos mais importantes dos teóricos clássicos podem ser utilizados nas discussões propostas para o ano. Aqui também é o momento do professor apresentar, ainda que rapidamente, com quais outros teóricos e conceitos, para além dos clássicos, pretende trabalhar os conteúdos apresentados.
Conteúdos:
Poder, politica e ideologia,
Direito, Cidadania e Movimentos Sociais. 
Na proposta de organização dos conteúdos por blocos sugerimos a reserva de 12 aulas  específicas para a avaliação. Isto significa uma média de 6 aulas para atividades avaliativas por bimestre. 
O conteúdo: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas estará presente em todas as séries. Sugere-se que o professor articule os momentos históricos mais relevantes para discussão dos conteúdos anuais, bem como quais os conceitos mais importantes dos teóricos clássicos podem ser utilizados nas discussões propostas para o ano. Aqui também é o momento do professor apresentar, ainda que rapidamente, com quais outros teóricos e conceitos, para além dos clássicos, pretende trabalhar os conteúdos apresentados. 
Poder, politica e ideologia,
Direito, Cidadania e Movimentos Sociais. 
 
1o. bimestre (30 aulas ). 
conteúdo estruturante – Poder, Política e Ideologia. 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2aulas formação e consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social.
2 aulas formação e desenvolvimento do Estado moderno;
2aula teorias sociológicas clássicas.
1aulas conceitos de poder,
1aulas conceitos de ideologia,
1aulas conceitos de dominação e legitimidade
5aulas Estado no Brasil.
2aulas para desenvolvimento da sociologia no Brasil.
4aulas Democracia, autoritarismo, totalitarismo.
4aulas As expressões da violência nas sociedades contemporâneas.  
 
conteúdos estruturantes – Poder, Política e Ideologia. 
conteúdos básicos – formação e desenvolvimento do Estado Moderno; Conceitos de poder, conceitos de ideologia, conceitos de dominação e legitimidade;Estado no Brasil; Democracia, autoritarismo, totalitarismo; As expressões da violência nas sociedades contemporâneas.  
conteúdos específicos – processo de modernidade, formação do capitalismo;  conceito de estado, estado moderno, formas de organização do estado ( absolutismo, liberal, bem-estar social, socialismo), conceito de política, conceito de alienação, partidos políticos,  conceito de estado weberiano, violência legítima, violência urbana, violência contra “minorias”, violência simbólica, criminalidade, narcotráfico, crime organizado. 
Encaminhamentos – Propõe-se aqui que o professor discuta o surgimento do estado moderno e suas especificidades articulando isto às maneiras como ele tem se organizado e mobilizando nestas análises os vários conceitos de política, ideologia, alienação, dominação e legitimidade. Aqui propõe-se que o professor traga a discussão para o cenário nacional, articulando os conteúdos trabalhados no bloco anterior, analise então, o cenário nacional, pensando como o estado brasileiro tem se organizado, quais suas especificidades. Ao final, sugere-se que o professor parta da conceituação weberiana sobre estado para iniciar a discussão sobre a violência. O cuidado é o de não apresentar a discussão de violência atrelada diretamente  a pobreza, a criminalidade, ao narcotráfico, ou ao crime organizado, dificultando a percepção das outras formas que podem assumir a violência cotidianamente. 
 
 
2o. bimestre (30 aulas ). 
 
Conteúdos estruturantes – Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais. 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2 aulas Conceitos de cidadania.
4aulas Direitos civis, políticos e sociais.
3 aulas Direitos humanos.
3aulas para movimentos sociais.
6aulas para movimentos sociais no Brasil.
3aulas para questões ambientais e movimentos ambientalistas.
3aulas para questão das ONG's. 
conteúdos estruturantes – Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais. 
conteúdos básicos – Direitos civis, políticos e sociais, Direitos humanos, conceitos de cidadania. movimentos sociais, movimentos sociais no Brasil, a questão ambiental e os movimentos ambientalistas, a questão das ONG's. 
conteúdos específicos – construção moderna dos direitos, histórico dos direitos humanos -  alcances e limites, cidadania, políticas afirmativas, políticas de inclusão, definição de minorias. definição de movimentos sociais, movimentos sociais urbanos, movimentos sociais rurais, movimentos conservadores, neoliberalismo, redefinição das funções do estado, problemas ambientais. 
Encaminhamentos – A proposta aqui é articular as discussões iniciadas no primeiro bimestre (poder, política e ideologia), com a construção de alguns elementos considerados a-históricos. A discussão da construção dos direitos pode passar pela discussão da mobilização social em busca de respostas para demandas específicas,  Propõem-se aqui que os professores trabalhem, num primeiro momento, com a construção dos movimentos sociais modernos, deixando claro que, esta forma de organização das demandas sociais, só é possível após a constituição dos estados nacionais modernos.  A partir daí, sugere-se que os professores apresentem as várias formas como os movimentos sociais tem-se organizado, trazendo a discussão, principalmente, para o cenário nacional. Por fim a discussão dos problemas ambientais articulada aos movimentos sociais e a redefinição das funções do estado pode fechar a discussão. 
 
 
3a série – 80 aulas. 
Cultura e Indústria Cultural. 
Na proposta de organização dos conteúdos por bimestres imaginamos a reserva de 24 aulas específicas para a avaliação. Isto significa uma média de 6 aulas para atividades avaliativas por bimestre. 
O conteúdo: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas estará presente em todas as séries. Sugere-se que o professor articule os momentos históricos mais relevantes para discussão dos conteúdos anuais, bem como, quais os conceitos mais importantes dos teóricos clássicos podem ser utilizados nas discussões propostas para o ano. Aqui também é o momento do professor apresentar, ainda que rapidamente, com quais outros teóricos e conceitos, para além dos clássicos, pretende trabalhar os conteúdos apresentados. 
 
Cultura e Indústria Cultural. 
1o. bimestre (30 aulas ). 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2aulas formação e consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do     pensamento social.
4 aulas os conceitos de cultura e escolas antropológicas.
5aulas antropologia brasileira.
3 aulas Diversidade e diferença cultural.
3aulas Relativismo, etnocentrismo, alteridade.
5aulas Culturas indígenas.
2 aula  roteiro para pesquisa de campo. 
conteúdos estruturantes – Cultura e Indústria 
conteúdos básicos –desenvolvimento antropológico do conceito de cultura e sua contribuição na análise das diferentes sociedades, diversidade cultural, cultura afro-brasileira.
conteúdos específicos – os conceitos de cultura nas escolas antropológicas (evolucionismo, funcionalismo, culturalismo, estruturalismo, interpretativismo), antropologia brasileira. diversidade, diferença cultural; relativismo, etnocentrismo, alteridade,  roteiro para pesquisa de campo. 
Encaminhamentos –  sugere-se que o professor apresente de forma resumida um panorama geral dos debates em torno do conceito de cultura, conceito este que será retomado no próximo bimestre. Aqui cabe ressaltar que estas discussões orientarão a elaboração da pesquisa de campo encaminhada no próximo bimestre (isto ocorrerá atendendo as especificidades de cada localidade).sugere-se que o professor articule estas discussões com o resgate da antropologia brasileira; focando especificamente nas comunidades indígenas e suas contribuições para compreensão de nossa própria sociedade. Além disso, pode ser interessante aproveitar a reflexão em torno dos conceitos de relativismo, etnocentrismo e alteridade para iniciar uma elaboração de roteiro de pesquisa. 
2o. bimestre (30 aulas ). 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
3aulas para identidades como projeto e/ou processo, sociabilidades e globalização. 3aula para minorias, preconceito, hierarquia e desigualdades.
3aulas questões de gênero e a construção social do gênero.
3aulas cultura afro-brasileira e a construção social da cor.
1aulas para identidades e movimentos sociais; dominação, hegemonia e contramovimentos.
2aulas Indústria cultural
2aulas meios de comunicação de massa,
2aulas sociedade de consumo.
3aulas Indústria cultural no Brasil. 
conteúdos estruturantes – Cultura e Indústria cultural 
conteúdos básicos – identidade, relações de gênero, cultura afro-brasileira, Indústria cultural, meios de comunicação de massa, sociedade de consumo, indústria cultural no Brasil  
 
conteúdos específicos – identidades como projeto e/ou processo; identidades e sociabilidades; identidades e globalização; identidades e movimentos sociais; construção social do gênero; construção social da cor; minorias, preconceito, hierarquia e desigualdades; dominação, hegemonia e contramovimentos.Escola de Frankfurt, cultura de massa, cultura erudita, cultura popular, sociedade de consumo. 
Encaminhamentos – Sugere-se que o professor, a partir dos conteúdos apresentados, articule a discussão acerca da construção da identidade na contemporaneidade, para além da construção da identidade elaborada a partir dos estados nacionais. Propõe-se que o professor articule a discussão anterior (identidade) com a indústria cultural, de forma entender as relações sociais que se organizam neste cenário, possibilitando a problematização da construção de práticas sociais que se pautam no consumo como forma de construção identitária. Sugere-se ainda que sejam problematizadas as categorias de hierarquização da produção cultural, de forma que os alunos possam perceber como elas atuam para legitimar determinados “campos” de produção cultural. Fica como sugestão que o professor, neste último bimestre, proponha a construção de uma pesquisa de campo, como neste momento os alunos já discutiram todos os conteúdos estruturantes, o professor pode sugerir aos alunos que eles escolham entre tudo o que foi discutido  um tema para desenvolver uma pesquisa de campo, ou ainda que selecione um conteúdo para desenvolve-la.

Organização anual 
Apresentamos aqui a proposta de seriação da disciplina de Sociologia para o ensino médio na organização anual. Buscou-se, nesta proposta alcançar um equilíbrio no que se refere ao tempo sugerido para cada um dos conteúdos estruturantes, básicos e específicos, bem como, com relação ao tempo pensado para o desenvolvimento das atividades avaliativas. Vale lembrar que trata-se sempre de uma sugestão de organização e como tal, não se propõe a eliminar a autonomia dos professores em seu trabalho. 
 
Organização de conteúdos por bimestre.
Organização anual  – 80 aulas 
 
Na proposta de organização dos conteúdos por bimestres sugerimos a reserva de 24 aulas específicas para a avaliação. Isto significa uma média de 6 aulas para atividades avaliativas por bimestre. 
Conteúdos estruturantes:
O surgimento da Sociologia e as Teorias sociológicas.
Processo de socialização e as instituições sociais
Cultura e Indústria cultural
Trabalho, produção e classes sociais.
Poder, política e ideologia.
Direitos, cidadania e movimentos sociais. 
 
O conteúdo: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas estará presente em todas as séries. Sugere-se que o professor articule os momentos históricos mais relevantes para discussão dos conteúdos anuais, bem como, quais os conceitos mais importantes dos teóricos clássicos podem ser utilizados nas discussões propostas para o ano. Aqui também é o momento do professor apresentar, ainda que rapidamente, com quais outros teóricos e conceitos, para além dos clássicos, pretende trabalhar os conteúdos apresentados. 
1a. série
Conteúdos: O surgimento da Sociologia e as Teorias sociológicas.
Processo de socialização e as instituições sociais.
                  Trabalho, produção e classes sociais. 
1o. bimestre.
Conteúdos: O surgimento da Sociologia e as Teorias sociológicas.
Processo de socialização e as instituições sociais. 
 
1o. bimestre (20 aulas ).
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
4 aulas para o Surgimento da Sociologia
6 aulas para as Teorias sociológicas (clássicas)
4 aulas Pensamento social brasileiro 
 
conteúdos estruturantes – O surgimento da sociologia e as Teorias sociológicas
Conteúdo estruturante – O surgimento da Sociologia e Teorias sociológicas
conteúdos básicos – Formação e consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social. Teorias sociológicas – August Comte, Emile Durkheim, Marx Weber,  Karl Marx, pensamento social brasileiro. 
Conteúdo específico: discussão do processo de modernidade – renascimento, reforma protestante, iluminismo, revoluções burguesas. Teoria de Comte – explicação dos problemas sociais – teoria dos 3 estágios; características do pensamento científico, a ciência da sociedade – características e problemáticas; o papel das instituições.
Teoria de Durkheim -  relação indivíduo x sociedade; definição do objeto e método, conceitos mais importantes que possam ser mobilizados nas discussões dos outros conteúdos  da série. Teoria de Max Weber – relação indivíduo x sociedade, definição de método e objeto, relação entre o conhecimento sociológico e o conhecimento histórico, conceitos  mais importantes, que possam ser mobilizados nas discussões dos outros conteúdos  da série. Teoria de Karl Marx – compreensão do papel da história para Marx, explicação do processo de desenvolvimento do capitalismo, proposta para solução dos problemas sociais,que possam ser mobilizados nas discussões dos outros conteúdos  da série. Pensamento social brasileiro – entre os diversos autores apontados abaixo, cabe a escolha de alguns autores (considerados importantes para o professor) e o trabalho com os conceitos e teorias explicativas desenvolvidas por estes autores, buscando apontar com quem estes autores dialogam, qual a relevância desta obra no cenário nacional, como eles pensam a sociedade, que propostas apresentam para solução das problemáticas apontadas (qdo isto estiver presente na obra). Alguns autores sugeridos : Gilberto Freyre, Oliveira Viana, Sérgio Buarque de Holanda, Florestan Fernandes, Antônio Candido, Octavio Ianni, Francisco Weffort, José de Souza Martins, Fernando Henrique Cardoso, dentre outros.  
Encaminhamento –  neste momento, o importante é buscar articular estes momentos históricos com o desenvolvimento do pensamento social. Quais são as mudanças significativas na forma de pensar, entender e explicar o mundo a partir destes momentos e como isto reflete na organização das relações sociais e mesmo na produção teórica do pensamento social. Aqui o interessante é articular as questões apresentadas no conteúdo básico anterior e como estes autores propõe solucioná-las por meio de suas teorias. Apontar como a forma de organização do pensamento científico, que hoje tomamos como natural, está sendo reforçada pela orientação positivista dada pela teoria comtiana e, quais elementos de diálogo entre a teoria de Comte e Durkheim. Em Durkheim, ao trabalhar com seus conceitos, é preciso tornar claro com quem o autor está dialogando, quais questões ele busca responder, qual sua forma de entender a sociedade e portanto, quais caminhos ele aponta para sua transformação. Aqui o interessante é articular as questões apresentadas no conteúdo básico anterior e como estes autores propõe solucioná-las por meio de suas teorias. Em Max Weber, ao trabalhar os conceitos, é preciso tornar claro com quem o autor está dialogando, quais questões ele busca responder, qual sua forma de entender a sociedade e portanto, quais caminhos ele aponta para sua transformação. O mesmo vale para Marx. Cabe ao professor ressaltar que, Marx, ao contrário dos outros dois autores, não está preocupado em construir e legitimar uma nova ciência, mas em explicar  o capitalismo, apontando sua superação.
Com relação ao pensamento social brasileiro, os encaminhamentos já foram apresentados acima.

 
 
2o. bimestre (20 aulas).
Conteúdo estruturante: O processo de Socialização e as Instituições Sociais.  
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
  2 aulas Processo de socialização, definição de instituições sociais.
  3 aulas Instituições familiares.
  3 aulas Instituições escolares.
  3 aulas Instituições religiosas.
  3 aulas instituições de reinserção. 
 
 
 
Conteúdo estruturante: O processo de Socialização e as Instituições Sociais.
Conteúdos básicos: Processo de socialização. Instituições familiares. Instituições escolares. Instituições religiosas, Instituições de reinserção. 
Conteúdos específicos: A socialização – socialização primária, secundária, contato, relação, interação, grupos sociais. Conceito de instituições sociais. Instituições familiares – perspectivas teóricas sobre a família, diversidade familiar, novos arranjos familiares, papéis de gênero e família, violência e abuso na vida familiar. Instituições escolares: perspectiva teórica sobre a escola em Durkheim, Marx, Weber, Bourdieu, Gramsci, dentre outros; teorias sobre a educação escolar e a desigualdade social, educação e industrialização ( relação), educação e novas tecnologias, privatização da educação. Instituições religiosas: definição de religião; diversidade religiosa; perspectivas teóricas sobre a religião em Durkheim, Max Weber, Marx, dentre outros; gênero e religião; novos movimentos religiosos; fundamentalismo religioso; milenarismo.
Instituições de reinserção: prisões, manicômios, educandários, asilos, dentre outros.  
Encaminhamentos – sugere-se que o professor apresente a idéia de que os indivíduos são construídos socialmente, passando, portanto, pelo processo de socialização que pode ser pensado como socialização primária e secundária, ou ainda apresente as formas como se organizam as relações sociais – como o contato, as relações sociais, as interações sociais, e os grupos sociais. Instituições familiares/ instituições escolares Instituições religiosas/ instituições de reinserção  – aqui o interessante é que o professor trabalhe de maneira a não apresentar as instituições de forma a-históricas, metafísicas ou naturalizadas. É preciso que se desenvolva o olhar crítico, apresentando os processos históricos que articulam as mudanças internas a estas instituições. Desta forma, não importa quais destes conteúdos específicos estejam sendo mobilizados, mas que eles possam ser trabalhados de maneira a propiciar a compreensão da função social destas instituições. Sugere-se ao professor, sempre que possível, buscar, também, ao trabalhar estes conteúdos, referenciais teóricos nacionais (isto é, como se discutem no cenário nacional, os conteúdos apresentados).  
 
 
 
 
3o. bimestre (20 aulas). 
 
Conteúdo estruturante: Trabalho, Produção e Classes Sociais. 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
3 aulas:  O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades.
5 aulas: Desigualdades sociais: estamentos, castas e classes sociais.
6 aulas: Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições. 
 
Conteúdos básicos:  O conceito de trabalho e o trabalho nas diferentes sociedades.
Desigualdades sociais: estamentos, castas e classes sociais. Organização do trabalho nas sociedades capitalistas e suas contradições. 
Conteúdos específicos: Modos de produção, desemprego, desemprego conjuntural e desemprego estrutural, subemprego e informalidade, fordismo e toyotismo, reforma agrária, reforma sindical.  
Encaminhamentos: Sugere-se que ao trabalhar com estes conteúdos o professor apresente aos educandos outras formas de pensar e organizar o trabalho além da capitalista, ao fazer isto poderá articular esta discussão com a das várias formas de desigualdades sociais que estão presentes em outras sociedades, desta forma, desmistificando a idéia de que as sociedades capitalistas são as únicas onde existem desigualdades. Na sequência o professor poderá trabalhar, especificamente com a organização do trabalho nas sociedades capitalistas, apontando assim, para as desigualdades específicas desta forma de organização do trabalho. 
 
 
4o. bimestre (20 aulas). 
Conteúdo estruturante: Trabalho, Produção e Classes Sociais. 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
5: Globalização e Neoliberalismo.
6: Trabalho no Brasil.
3: Relações de trabalho. 
Conteúdos básicos: Globalização e Neoliberalismo; Trabalho no Brasil; Relações de trabalho. 
Conteúdos específicos: estatização e privatização, flexibilização, terceirização, agronegócios, voluntariado e cooperativismo, economia solidária, parcerias público-privadas, capital humano,  empregabilidade e produtividade, relações de mercado. 
Encaminhamentos: A sugestão aqui é que o professor articule as discussões feitas acerca do modelo capitalista de produção e a organização do trabalho com o cenário atual, ou seja, a globalização e o neoliberalismo, mostrando como as relações de trabalho tem se alterado. Propõem-se que, ao fazer isto o professor volte os olhos para o Brasil, mostrando como isto se reflete no país, aqui o importante é não esquecer dos vários cenários nacionais (entre eles campo/cidade), e como eles moldam a forma como se organiza o trabalho, ainda que, estejamos todos, pautados pelo capitalismo. 
 
 
2a. série – 80 aulas.
Poder, politica e ideologia,
Direito, Cidadania e Movimentos Sociais. 
 
Na proposta de organização dos conteúdos por bimestres imaginamos a reserva de 24aulas específicas para a avaliação. Isto significa uma média de 6 aulas para atividades avaliativas por bimestre. 
O conteúdo: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas estará presente em todas as séries. Sugere-se que o professor articule os momentos históricos mais relevantes para discussão dos conteúdos anuais, bem como quais os conceitos mais importantes dos teóricos clássicos podem ser utilizados nas discussões propostas para o ano. Aqui também é o momento do professor apresentar, ainda que rapidamente, com quais outros teóricos e conceitos, para além dos clássicos, pretende trabalhar os conteúdos apresentados. 
Poder, politica e ideologia,
Direito, Cidadania e Movimentos Sociais. 
 
1o. bimestre (20 aulas ).
conteúdo estruturante – Poder, Política e Ideologia. 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2 aulas formação e consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social.
2 aulas formação e desenvolvimento do Estado moderno;
1 aula teorias sociológicas clássicas.
4 aulas conceitos de poder,
3 aulas conceitos de ideologia,
2 aulas conceitos de dominação e legitimidade  
 
conteúdos estruturantes – Poder, Política e Ideologia. 
conteúdos básicos – formação e desenvolvimento do Estado Moderno; Conceitos de poder, conceitos de ideologia, conceitos de dominação e legitimidade; 
conteúdos específicos – processo de modernidade, formação do capitalismo;  conceito de estado, estado moderno, formas de organização do estado ( absolutismo, liberal, bem-estar social, socialismo), conceito de política, conceito de alienação. 
Encaminhamentos – Propõe-se aqui que o professor discuta o surgimento do estado moderno e suas especificidades articulando isto às maneiras como ele tem se organizado e mobilizando nestas análises os vários conceitos de política, ideologia, alienação, dominação e legitimidade. 
2o. bimestre (20 aulas ).
conteúdo estruturante – Poder, Política e Ideologia. 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
4 aulas Estado no Brasil.
4 aulas para desenvolvimento da sociologia no Brasil.
2 aulas Democracia, autoritarismo, totalitarismo.
4 aulas As expressões da violência nas sociedades contemporâneas.  
conteúdos estruturantes – Poder, Política e Ideologia. 
conteúdos básicos – Estado no Brasil; Democracia, autoritarismo, totalitarismo; As expressões da violência nas sociedades contemporâneas.  
conteúdos específicos – partidos políticos,  conceito de estado weberiano, violência legítima, violência urbana, violência contra “minorias”, violência simbólica, criminalidade, narcotráfico, crime organizado. 
 
Encaminhamentos – Aqui propõe-se que o professor traga a discussão para o cenário nacional, articulando os conteúdos trabalhados no bimestre anterior, analise então, o cenário nacional, pensando como o estado brasileiro tem se organizado, quais suas especificidades. Ao final, sugere-se que o professor parta da conceituação weberiana sobre estado para iniciar a discussão sobre a violência. O cuidado é o de não apresentar a discussão de violência atrelada diretamente a criminalidade, ao narcotráfico, ou ao crime organizado, dificultando a percepção das outras formas que podem assumir a violência cotidianamente. 
3o. bimestre (20 aulas ). 
 
conteúdos estruturantes – Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais. 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2 aulas Conceitos de cidadania.
8 aulas Direitos civis, políticos e sociais.
4 aulas Direitos humanos. 
 
conteúdos estruturantes – Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais. 
conteúdos básicos – Direitos civis, políticos e sociais, Direitos humanos, conceitos de cidadania.  
conteúdos específicos – construção moderna dos direitos, histórico dos direitos humanos -  alcances e limites, cidadania, políticas afirmativas, políticas de inclusão, definição de minorias.  
Encaminhamentos – A proposta aqui é articular as discussões iniciadas nos dois primeiros bimestres (poder, política e ideologia), com a construção de alguns elementos considerados a-históricos. A discussão da construção dos direitos pode passar pela discussão da mobilização social em busca de respostas para demandas específicas, desta forma, apontando desde já para as discussões que fecharão o ano letivo. 
4o. bimestre (20 aulas ). 
conteúdos estruturantes – Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais. 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2 aulas para movimentos sociais.
8 aulas para movimentos sociais no Brasil.
2 aulas para questões ambientais e movimentos ambientalistas.
2 aulas para questão das ONG's. 
conteúdos estruturantes – Direitos, Cidadania e Movimentos Sociais. 
conteúdos básicos – movimentos sociais, movimentos sociais no Brasil, a questão ambiental e os movimentos ambientalistas, a questão das ONG's. 
conteúdos específicos – definição de movimentos sociais, movimentos sociais urbanos, movimentos sociais rurais, movimentos conservadores, neoliberalismo, redefinição das funções do estado, problemas ambientais. 
Encaminhamentos –  Propõem-se aqui que os professores trabalhem, num primeiro momento, com a construção dos movimentos sociais modernos, deixando claro que, esta forma de organização das demandas sociais, só é possível após a constituição dos estados nacionais modernos.  A partir daí, sugere-se que os professores apresentem as várias formas como os movimentos sociais tem-se organizado, trazendo a discussão, principalmente, para o cenário nacional. Por fim a discussão dos problemas ambientais articulada aos movimentos sociais e a redefinição das funções do estado pode fechar a discussão. 
 
3a série – 80 aulas. 
Cultura e Indústria Cultural. 
Na proposta de organização dos conteúdos por bimestres imaginamos a reserva de 24 aulas específicas para a avaliação. Isto significa uma média de 6 aulas para atividades avaliativas por bimestre. 
O conteúdo: O surgimento da sociologia e as teorias sociológicas estará presente em todas as séries. Sugere-se que o professor articule os momentos históricos mais relevantes para discussão dos conteúdos anuais, bem como, quais os conceitos mais importantes dos teóricos clássicos podem ser utilizados nas discussões propostas para o ano. Aqui também é o momento do professor apresentar, ainda que rapidamente, com quais outros teóricos e conceitos, para além dos clássicos, pretende trabalhar os conteúdos apresentados. 
 
Cultura e Indústria Cultural. 
1o. bimestre (20 aulas ). 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
1 aulas formação e consolidação da sociedade capitalista e o desenvolvimento do pensamento social.
8 aulas os conceitos de cultura s escolas antropológicas.
5 aulas antropologia brasileira. 
 
conteúdos estruturantes – Cultura e Indústria 
conteúdos básicos – o desenvolvimento antropológico do conceito de cultura e sua contribuição da análise das diferentes sociedades. 
conteúdos específicos – os conceitos de cultura nas escolas antropológicas (evolucionismo, funcionalismo, culturalismo, estruturalismo, interpretativismo), antropologia brasileira.  
Encaminhamentos –  sugere-se que o professor apresente de forma resumida um panorama geral dos debates em torno do conceito de cultura, conceito este que será retomado nos próximos bimestres. Aqui cabe ressaltar que estas discussões orientarão a elaboração da pesquisa de campo encaminhada nos próximos bimestres (isto ocorrerá atendendo as especificidades de cada localidade). 
 
 
2o. bimestre (20 aulas ). 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
3 aulas Diversidade e diferença cultural.
3 aulas Relativismo, etnocentrismo, alteridade.
6 aulas Culturas indígenas.
2 aula  roteiro para pesquisa de campo. 
 
conteúdos estruturantes – Cultura e Indústria 
conteúdos básicos – diversidade cultural, relações de gênero, cultura afro-brasileira e culturas indígenas. 
conteúdos específicos – diversidade, diferença cultural; relativismo, etnocentrismo, alteridade,  roteiro para pesquisa de campo. 
Encaminhamentos –  sugere-se que o professor articule estas discussões com o resgate da antropologia brasileira; focando especificamente nas comunidades indígenas e suas contribuições para compreensão de nossa própria sociedade. Além disso, pode ser interessante aproveitar a reflexão em torno dos conceitos de relativismo, etnocentrismo e alteridade para iniciar uma elaboração de roteiro de pesquisa. 
 
3o. bimestre (20 aulas ). 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
3 aulas para identidades como projeto e/ou processo, sociabilidades e globalização.
1 aula para minorias, preconceito, hierarquia e desigualdades.
4 aulas questões de gênero e a construção social do gênero.
4 aulas cultura afro-brasileira e a construção social da cor.
2aulas para identidades e movimentos sociais; dominação, hegemonia e contramovimentos. 
 
conteúdos estruturantes – Cultura e Indústria 
conteúdos básicos – identidade, relações de gênero, cultura afro-brasileira. 
conteúdos específicos – identidades como projeto e/ou processo; identidades e sociabilidades; identidades e globalização; identidades e movimentos sociais; construção social do gênero; construção social da cor; minorias, preconceito, hierarquia e desigualdades; dominação, hegemonia e contramovimentos. 
Encaminhamentos – Sugere-se que o professor, a partir dos conteúdos apresentados, articule a discussão acerca da construção da identidade na contemporaneidade, para além da construção da identidade elaborada a partir dos estados nacionais. 
4o. bimestre (20 aulas ). 
6 aulas distribuídas em atividades avaliativas.
2 aulas Industria cultural
2 aulas meios de comunicação de massa.
5 aulas Sociedade de consumo.
5 aulas Indústria cultural no Brasil.  
conteúdos básicos – Indústria cultural, Meios de comunicação de massa, Sociedade de consumo, Indústria cultural no Brasil  
conteúdos específicos – Escola de Frankfurt, cultura de massa, cultura erudita, cultura popular, sociedade de consumo. 
Encaminhamentos – Propõe-se que o professor articule a discussão anterior ( identidade) com a indústria cultural, de forma entender as relações sociais que se organizam neste cenário, possibilitando a problematização da construção de práticas sociais que se pautam no consumo como forma de construção identitária. Sugere-se ainda que sejam problematizadas as categorias de hierarquização da produção cultural, de forma que os alunos possam perceber como elas atuam para legitimar determinados “campos” de produção cultural.


1.
Aula Expositiva-Dialogada - Mobilização e Problematização: Imagem Escher e questionamento do LDP (Cap. IV)
11.
Aula Expositiva – Investigação: Síntese dos conteúdos do Teeteto com o Mênon
21.
Aula Expositiva – Investigação: Regras para bem conduzir a Razão (Discurso do Método)
2.
Atividade de Pesquisa - Investigação: Contexto Histórico de Platão e do texto do Teeteto (Laboratório de Informática)
12.
Prova I  - Criação de Conceitos: Questões Dissertativas e de Múltipla Escolha
22.
Aula Expositiva – Investigação: relação entre o filme “O outro lado da nobreza” e a obra cartesiana
3.
Aula Expositiva - Investigação: Relativismo de Protágoras (Teeteto)
13.
Discussão da Prova com os alunos.
23.
Atividade de Produção de Texto – Criação de Conceitos: Defesa das Quatro Regras (p. 81 do LDP)
4.
Debate - Criação de conceito: Consequências do Relativismo (p. 64 do LDP)
14.
Aula Expositiva-Dialogada - Mobilização e Problematização: Música “Cotidiano” (Chico Buarque) e questionamento do LDP (Cap. V)
24.
Aula Expositiva-Dialogada – Investigação: As Meditações como exemplo das Regras
5.
Aula Expositiva – Investigação: Platão e o Conhecimento Verdadeiro
15.
Atividade de Pesquisa - Investigação: Contexto Histórico de Aristóteles e do texto da Física (Laboratório de Informática)
25.
Debate – Criação de Conceitos: importância da dúvida no processo de conhecimento (p. 89 do LDP)
6.
Aula Expositiva-Dialogada – Investigação: Interpretando o Teeteto (Conhecimento Verdadeiro)
16.
Aula Expositiva – Investigação: Métodos de Dedução e Indução
26.
Aula Expositiva – Investigação: O papel da Experiência no Conhecimento
7.
Atividade de leitura e redação – Criação de Conceitos:
(p. 67 do LDP)
17.
Debate – Criação de Conceitos: avaliar à luz da aula anterior os métodos empregados nas outras ciências (p. 77 do LDP: 1a e b)
27.
Aula Expositiva-Dialogada - Investigação: Interpretando o capítulo “Da Probabilidade” do texto “Investigação sobre o Entendimento Humano” de Hume
8.
Aula Expositiva – Investigação: Mênon e o conhecimento das causas
18.
Aula Expositiva – investigação: Introdução à Lógica
28.
Aula Expositiva - Investigação: Síntese dos conteúdos sobre Hume, Descartes e Aristóteles.
9.
Aula Expositiva-Dialogada - Investigação: Reconstrução da Passagem matemática do Mênon
19.
Atividade de Pesquisa – Investigação: conceitos básicos da Lógica (p. 77 do LDP) Entrega no início da aula.
29.
Prova II – Criação de Conceitos: Questões Dissertativas e de Múltipla Escolha
10.
Debate – Criação de Conceitos: Consequências da Defesa do “Conhecimento Verdadeiro”
20.
Atividade com o recorte do Filme “O outro lado da nobreza” e Debate – Criação de Conceitos: Contexto Histórico – Sec. XVII
30.
Discussão da Prova com os alunos.

No hay comentarios:

Publicar un comentario